Você sabia que o Marketing de Conteúdo é a nova PROPAGANDA e a hashtag o novo SLOGAN? Não? Então vem comigo que te explico!
Em poucas palavras, marketing de conteúdo é uma abordagem que envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar conteúdo que seja interessante, relevante e útil para um público claramente definido com o objetivo de gerar conversas sobre esse conteúdo - Philip Kotler
A criação e distribuição de conteúdo se tornaram a nova forma de fazer propaganda, mas não do tipo que apenas quer fazer uma oferta, mas do tipo que entrega conteúdo de qualidade e que encante, assim como os filmes de Hollywood. E as #hashtags que são usadas para distribuir e identificar esses conteúdos pelas redes sociais são o novo slogan e se igualaram ao papel dos slogans tradicionais.
Um dos maiores desafios das empresas e influenciadores digitais é produzir conteúdo valioso e de qualidade para seu público. E quando falamos sobre PRODUÇÃO DE CONTEÚDO, muita gente me olha estranho. Mas porquê? Todos os dias milhares de novos conteúdos estão sendo produzidos nas redes sociais e na internet. Mas até onde esse conteúdo realmente é bom? E como produzir algo que gere engajamento de qualidade? É sobre isso que iremos conversar!
O Marketing de Conteúdo é o futuro do marketing digital e é também a nova forma de fazer propaganda. Isso acontece porque através da produção de material digital podemos alcançar metas, que são:
- Desenvolvimento da Marca e
- Aumento de vendas.
E como saber qual a estratégia correta para seu negócio? Pode ser apenas uma ou então unir esses dois fatores citados acima. Mas como ter certeza de qual ação tomar?
A primeira coisa que você precisa saber antes de produzir qualquer tipo de conteúdo ou elaborar estratégia é: CONHEÇA SEU PÚBLICO. Eu bato muito nessa tecla e vou continuar insistindo porque existem BILHÕES de pessoas nesse mundo, mas sua empresa não vai e não deve querer alcançar todas. Conheça seu público consumidor e saiba quais são seus desejos, anseios e principalmente suas aflições e dificuldades. A partir daí, você poderá começar a produzir um conteúdo de extrema qualidade, porque você vai entregar pro seu público-alvo somente o que ele precisa, afinal você não vai atrás de conteúdo que não te interessa, não é mesmo? Então porque seu público deve ir?
Uma estratégia EFICAZ de marketing de conteúdo é alcançada através de três pilares, que são:
- Planejamento
- Produção
- Distribuição
Um dos maiores erros que acontecem é começar a produção de conteúdo sem planejamento. Existem etapas que devem ser cumpridas e de acordo com o livro "Marketing 4.0 - Do tradicional do digital - escrito por Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing existem 8 passos que devem se cumpridos, e são eles:
-
- FIXAÇÃO DE METAS
O que você quer atingir? Qual seu maior objetivo? É desenvolver sua marca na internet, criar consciência? É gerar vendas?
Defina aqui e quantifique seu objetivo. São quantas vendas que você quer obter através desse material? Quantas pessoas você quer que assistam esse vídeo, leiam esse artigo ou baixem seu e-book?
Quantificar seu objetivo te ajuda a analisar nas últimas etapas se sua meta foi ou não atingida. Um ótimo conteúdo tem metas claras. - MAPEAMENTO DO PÚBLICO
Quem são seus consumidores? Você conhece quais são seus desejos, problemas e ansiedades? Conhecer exatamente quem seu público é te ajuda a produzir um conteúdo que será exatamente aquilo que ele precisa. - CONCEPÇÃO E PLANEJAMENTO
Qual o tema? Qual o formato do conteúdo? Existem diversas maneira de produzir, veja a lista abaixo:- Notícias;
- Artigos;
- Ebooks;
- Imagens;
- Estudos de Caso
- Infográficos;
- Webinários;
- Podcast;
- Perguntas e Respostas;
- Fóruns;
- Vídeos;
- Email;
- Mídias Sociais.
- FIXAÇÃO DE METAS
- CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
Quem vai criar, é você mesmo ou uma agência especializada? Qual será a frequência de produção, e qual a quantidade? - DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO
Onde você irá publicar? Canal próprio (site/blog), redes sociais? - AMPLIFICAÇÃO
Como você planeja amplificar e alavancar seu conteúdo? Como você vai fazer para que o máximo de pessoas consumam esse material?
Vai investir em anúncios? Onde? Em rede de pesquisa ou em redes sociais? Irá contratar um influencer (pessoas que influenciam outros a comprar/consumir na internet)? - AVALIAÇÃO DO MARKETING DE CONTEÚDO
Depois que você planejou e executou, está na hora de avaliar o que aconteceu nos bastidores. Quão bem sucedida sua campanha foi? Você atingiu suas metas? Se sim, ótimo! Continue nesse caminho. Caso não tenha, analise e descubra onde errou e veja o que pode ser melhorado. - MELHORIA DO MARKETING DE CONTEÚDO
Aqui, no último passo você irá analisar e estudar a melhor forma de melhorar seu conteúdo. Analise novamente seu público, analise sua concorrência e encontre novas oportunidades e se inspire para novas ideias. O segredo de uma estratégia bem sucedida é não desistir!
E para concluirmos, aqui vão algumas métricas que você irá utilizar para avaliar se seu conteúdo está dando certo ou não:
a) Visibilidade - Qual o seu nível de alcance e consciência?
b) Comunicabilidade/Comunicação - O quanto você está atingindo o interesse do público.
c) Pesquisa - O quanto seu conteúdo é descoberto por mecanismos de busca
d) Ação - Se seu público/cliente efetuou uma ação (cadastro/compra/download e etc).
e) Compartilhável - O quanto seu conteúdo gerou de engajamento.
E aqui, vai uma reflexão retirada do livro Marketing 4.0 para você parar e analisar com cuidado:
- Qual conteúdo você acha que será mais valioso para seus consumidores?
- Como seu conteúdo pode contar uma história sobre sua marca?
- Como você planeja executar sua estratégia de marketing de conteúdo?
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Seguindo esse passo-a-passo você poderá elaborar estratégias eficazes para atingir seu público de maneira certeira ou então saberá como cobrar a empresa que você está contratando para cuidar dessas estratégias para você!
Espero que tenha te ajudado e que essas dicas façam sua empresa a criar a coisa mais incrível que existe nesse mundo: CONEXÕES!
Com amor,
Paula Vilas Boas
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Eu também fiz um vídeo sobre o tema e você pode assisti-lo aqui:
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FONTE: Livro Marketing 4.0 - Do tradicional ao Digital
Autor: Philip Kotler
Capítulo 9 - Marketing de Conteúdo para Curiosidade pela Marca - Pág. 145
Editora: Sextante
Ano 2017
2 respostas para “Marketing de Conteúdo”
Olha eu aqui passando novamente, Estou acompanhando seu Blog que é Maravilhoso! Essas informações tem me ajudado bastante e acredito que outras pessoas também. Sou grata. Sucesso Sempre!!
muito bom seus post … parabens vou acompanhar seu blog sempre ja esta nos favoritos obrigadaaaa