Paula Vilas Boas

Paula Vilas Boas

Web Designer e gerente de marketing da P&VB.
Formada em Marketing pela Unicesumar e Marketing Digital pela Udacity (Universidade do Vale do Silício - Califórnia/EUA), ama o que faz e se dedica para que seus clientes atinjam sempre o máximo do seu potencial. Ama os animais e é apaixonada por moda!

Você sabia que o Marketing de Conteúdo é a nova PROPAGANDA e a hashtag o novo SLOGAN? Não? Então vem comigo que te explico!

Em poucas palavras, marketing de conteúdo é uma abordagem que envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar conteúdo que seja interessante, relevante e útil para um público claramente definido com o objetivo de gerar conversas sobre esse conteúdo - Philip Kotler

A criação e distribuição de conteúdo se tornaram a nova forma de fazer propaganda, mas não do tipo que apenas quer fazer uma oferta, mas do tipo que entrega conteúdo de qualidade e que encante, assim como os filmes de Hollywood. E as #hashtags que são usadas para distribuir e identificar esses conteúdos pelas redes sociais são o novo slogan e se igualaram ao papel dos slogans tradicionais.

Um dos maiores desafios das empresas e influenciadores digitais é produzir conteúdo valioso e de qualidade para seu público. E quando falamos sobre PRODUÇÃO DE CONTEÚDO, muita gente me olha estranho. Mas porquê? Todos os dias milhares de novos conteúdos estão sendo produzidos nas redes sociais e na internet. Mas até onde esse conteúdo realmente é bom? E como produzir algo que gere engajamento de qualidade? É sobre isso que iremos conversar!

O Marketing de Conteúdo é o futuro do marketing digital e é também a nova forma de fazer propaganda. Isso acontece porque através da produção de material digital podemos alcançar metas, que são:

  1. Desenvolvimento da Marca e
  2. Aumento de vendas.

E como saber qual a estratégia correta para seu negócio? Pode ser apenas uma ou então unir esses dois fatores citados acima. Mas como ter certeza de qual ação tomar?

A primeira coisa que você precisa saber antes de produzir qualquer tipo de conteúdo ou elaborar estratégia é: CONHEÇA SEU PÚBLICO. Eu bato muito nessa tecla e vou continuar insistindo porque existem BILHÕES de pessoas nesse mundo, mas sua empresa não vai e não deve querer alcançar todas. Conheça seu público consumidor e saiba quais são seus desejos, anseios e principalmente suas aflições e dificuldades. A partir daí, você poderá começar a produzir um conteúdo de extrema qualidade, porque você vai entregar pro seu público-alvo somente o que ele precisa, afinal você não vai atrás de conteúdo que não te interessa, não é mesmo? Então porque seu público deve ir?

Uma estratégia EFICAZ de marketing de conteúdo é alcançada através de três pilares, que são:

  1. Planejamento
  2. Produção
  3. Distribuição

Um dos maiores erros que acontecem é começar a produção de conteúdo sem planejamento. Existem etapas que devem ser cumpridas e de acordo com o livro "Marketing 4.0 - Do tradicional do digital - escrito por Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing existem 8 passos que devem se cumpridos, e são eles:

    1. FIXAÇÃO DE METAS
      O que você quer atingir? Qual seu maior objetivo? É desenvolver sua marca na internet, criar consciência? É gerar vendas?
      Defina aqui e quantifique seu objetivo. São quantas vendas que você quer obter através desse material? Quantas pessoas você quer que assistam esse vídeo, leiam esse artigo ou baixem seu e-book?
      Quantificar seu objetivo te ajuda a analisar nas últimas etapas se sua meta foi ou não atingida. Um ótimo conteúdo tem metas claras.
    2. MAPEAMENTO DO PÚBLICO
      Quem são seus consumidores? Você conhece quais são seus desejos, problemas e ansiedades? Conhecer exatamente quem seu público é te ajuda a produzir um conteúdo que será exatamente aquilo que ele precisa.
    3. CONCEPÇÃO E PLANEJAMENTO
      Qual o tema? Qual o formato do conteúdo? Existem diversas maneira de produzir, veja a lista abaixo:- Notícias;
      - Artigos;
      - Ebooks;
      - Imagens;
      - Estudos de Caso
      - Infográficos;
      - Webinários;
      - Podcast;
      - Perguntas e Respostas;
      - Fóruns;
      - Vídeos;
      - Email;
      - Mídias Sociais.
  1. CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
    Quem vai criar, é você mesmo ou uma agência especializada? Qual será a frequência de produção, e qual a quantidade?
  2. DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO
    Onde você irá publicar? Canal próprio (site/blog), redes sociais?
  3. AMPLIFICAÇÃO
    Como você planeja amplificar e alavancar seu conteúdo? Como você vai fazer para que o máximo de pessoas consumam esse material?
    Vai investir em anúncios? Onde? Em rede de pesquisa ou em redes sociais? Irá contratar um influencer (pessoas que influenciam outros a comprar/consumir na internet)?
  4. AVALIAÇÃO DO MARKETING DE CONTEÚDO
    Depois que você planejou e executou, está na hora de avaliar o que aconteceu nos bastidores. Quão bem sucedida sua campanha foi? Você atingiu suas metas? Se sim, ótimo! Continue nesse caminho. Caso não tenha, analise e descubra onde errou e veja o que pode ser melhorado.
  5. MELHORIA DO MARKETING DE CONTEÚDO
    Aqui, no último passo você irá analisar e estudar a melhor forma de melhorar seu conteúdo. Analise novamente seu público, analise sua concorrência e encontre novas oportunidades e se inspire para novas ideias. O segredo de uma estratégia bem sucedida é não desistir!

E para concluirmos, aqui vão algumas métricas que você irá utilizar para avaliar se seu conteúdo está dando certo ou não:

a) Visibilidade - Qual o seu nível de alcance e consciência?
b) Comunicabilidade/Comunicação - O quanto você está atingindo o interesse do público.
c) Pesquisa - O quanto seu conteúdo é descoberto por mecanismos de busca
d) Ação - Se seu público/cliente efetuou uma ação (cadastro/compra/download e etc).
e) Compartilhável - O quanto seu conteúdo gerou de engajamento.

 

E aqui, vai uma reflexão retirada do livro Marketing 4.0 para você parar e analisar com cuidado:

  • Qual conteúdo você acha que será mais valioso para seus consumidores?
  • Como seu conteúdo pode contar uma história sobre sua marca?
  • Como você planeja executar sua estratégia de marketing de conteúdo?

--

Seguindo esse passo-a-passo você poderá elaborar estratégias eficazes para atingir seu público de maneira certeira ou então saberá como cobrar a empresa que você está contratando para cuidar dessas estratégias para você!

Espero que tenha te ajudado e que essas dicas façam sua empresa a criar a coisa mais incrível que existe nesse mundo: CONEXÕES!

Com amor,

Paula Vilas Boas

--

Eu também fiz um vídeo sobre o tema e você pode assisti-lo aqui:

--

FONTE: Livro Marketing 4.0 - Do tradicional ao Digital
Autor: Philip Kotler
Capítulo 9 - Marketing de Conteúdo para Curiosidade pela Marca - Pág. 145
Editora: Sextante
Ano 2017

Tudo que é bom deve ser compartilhado! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Arquivos

Ligue para nós: (19) 3849-2610

Nos envie um e-mail: contato@agenciapevb.com.br

Agência P&VB – Todos os Direitos Reservados – 2018