Paula Vilas Boas

Paula Vilas Boas

Web Designer e gerente de marketing da P&VB.
Formada em Marketing pela Unicesumar e Marketing Digital pela Udacity (Universidade do Vale do Silício - Califórnia/EUA), ama o que faz e se dedica para que seus clientes atinjam sempre o máximo do seu potencial. Ama os animais e é apaixonada por moda!

No mercado existem dois tipos de empresas, aquelas que se preocupam em inovar e aquelas que acham que vão conseguir resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa.

E posso te fazer uma pergunta? Qual delas é a sua?

Organizações que procuram seguir as tendências de mercado e  se destacar da concorrência fazem parte da parcela de empresas que estão sempre inovando e consequentemente colhendo melhores resultados. Ao oferecer ao seu público a melhor experiência que ele pode ter com a sua marca faz com que ele pense 10 vezes antes de procurar um concorrente. Por quê? Porque você entrega além do que promete, você entrega além de um serviço de qualidade, entrega uma experiência emocional.

Já parou pra pensar no que o seu cliente sente ao ouvir o nome da sua empresa? Se você não está preocupado com isso, deveria estar. Pois é a sensação que as pessoas tem da sua empresa que farão com que você ganhe ou perca clientes.

E as formas de se conseguir esse resultado são inúmeras, mas uma delas é através da internet! E não tem como negar que a internet e as redes sociais vieram para sacudir o universo empresarial.

Ações de marketing digital devem andar em conjunto com o coração da empresa, para que você fidelize os clientes que tem hoje e conquiste novos amanhã!

E por onde começar? Vou citar aqui 5 fatores que você precisa se preocupar agora e analisar como está a sua presença digital:

1. Como está o seu site?
Seus clientes tem uma boa experiência ao acessar o seu site ou eles sofrem para conseguirem as informações? Seu site abre em qualquer aparelho ou o cliente tem que dar zoom pra conseguir enxergar seu e-mail e telefone?

O Google anunciou em dezembro de 2017 que dará preferência apenas para sites responsivos em sua rede de pesquisa e sites que não seguirem essas regras irão desaparecer.

Seu site é responsivo ou você vai sumir do Google? Falamos mais sobre isso aqui

 

 

2. Você conhece seu público-alvo?
Você conhece seus clientes? Sabe o que eles esperam e desejam?
Se a resposta for não sua situação é preocupante, mas ainda dá tempo de arrumar isso.  Faça uma pesquisa de satisfação e personalidade de seus clientes. Ao saber se estão satisfeitos ou não com seu serviço te ajudará a melhorar suas fraquezas e ao conhecer seu cliente como indivíduo te ajudará a entregar exatamente aquilo que ele deseja.

 

 

3. Você está nas redes sociais?
Devemos estar onde os clientes estão e oferecer além do que esperam, e se você não está lá como vai conseguir atingi-los?

O relatório Digital in 2017, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, apontou que 58% da população brasileira é usuária das redes sociais!

Acho que seu público-alvo deve estar por ali, não?

 

 

4. Como está sua identidade visual?
Ok, você tem um site responsivo e está nas redes sociais. Mas e o visual da sua marca, condiz com o que você promete?
Assim como as roupas que vestimos dizem muito sobre nós, seu logotipo e identidade visual da sua empresa diz tudo sobre a qualidade do seu serviço.

Não adianta nada ter um site responsivo e estar nas redes sociais se o seu logo e suas cores não despertam a atenção do cliente.

E além disso, se suas redes sociais não tem imagens coerentes e de fácil leitura farão com que seus futuros clientes percam o interesse por você e procurem o concorrente.

 

 

5. Sua empresa é acessível?
E por último sua empresa é acessível? É fácil entrar em contato? Seu atendimento é rápido e eficiente ou o cliente tem que esperar dias para uma dúvida ser respondida?

Experiências negativas afastam seus clientes e impedem que eles indiquem você para amigos e familiares.

Pessoas querem contato com pessoas e não com empresas distantes.
Tudo é questão de contato e conexão.

Você se conecta com seus clientes?

 

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Enfim, empresas inovadoras se importam com sua identidade visual, com seu site, com sua presença digital e atendimento ao cliente e estão sempre a procura do que há de novidade no mercado e não tem medo do novo! Arriscar e tentar coisas novas faz parte do dia a dia de empresas modelo!

Organizações extremamente tradicionais e que não se atualizam estão ultrapassadas e infelizmente perdendo para a concorrência.

Agora que você já sabe de tudo isso, pare e pense:

Em qual desses grupos sua empresa está?

Tudo que é bom deve ser compartilhado! :D

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